segunda-feira, 9 de março de 2015

Penúltima rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste





Por Thiago Silva

As emoções da Copa do Nordeste 2015 só aumentam. E não faltam motivos para o torcedor nordestino continuar a marcar presença, agora em maior número, nos estádios. O maior torneio regional do Brasil está chegando à reta final da fase de grupos e as situações das equipes começam a ficar bem desenhadas. Uns mais tranquilos, outros no desespero da eliminação iminente. A reportagem do Esporte Interativo preparou uma análise grupo a grupo de todas as equipes e suas situações no caso de resultados positivos ou negativos. Confira:

Grupo A


O cenário está bastante tranquilo para o líder Vitória. Com um placar positivo contra o Serrano-BA e uma combinação de resultados na próxima rodada, o rubro-negro já pode garantir sua classificação de forma antecipada como um dos três melhores segundos colocados da competição. E caso o América-RN não bata o Confiança, o Leão da Barra assegura a primeira colocação do Grupo A. Se empatar sua partida, o Vitória ainda irá garantir a primeira posição se o Mecão não derrotar o Dragão sergipano.

Já o América-RN precisa torcer por um tropeço do Vitória. O alvirrubro não possui chances de classificação direta na quinta rodada, mas pode encaminhar sua passagem como um dos melhores terceiros colocados do certame em caso de resultado positivo. Para brigar pela liderança do grupo, precisa que o Leão da Barra seja batido pelo Serrano-BA.

Enquanto isso, Serrano-BA e Confiança são os desesperados do grupo. A vitória é uma necessidade para ambos se almejam continuar na competição. Em caso de derrota, os dois clubes precisarão de uma combinação de resultados bastante improvável para não serem eliminados com uma rodada de antecedência.

Os Duelos:
Serrano-BA X Vitória – Lomanto Júnior – Quarta-feira (11) às 19h15 (Horário de Brasília)
Confiança X América-RN – Batistão – Quarta-feira (11) às 22h (Horário de Brasília)


Enquanto aguarda a decisão do STJD sobre o “Caso Curuca” não acontece, o grupo está indefinido. Com o cenário atual, a situação é tranquila para o líder Sport. O rubro-negro precisa apenas de um empate contra o Coruripe para assegurar a classificação como primeiro colocado do grupo de forma antecipada. Em caso de empate, a classificação fica indefinida.

Já o Coruripe precisa do placar positivo a todo custo. Em caso de resultado diferente de uma vitória, o Hulk Alagoano terá que torcer por uma combinação de resultados para não estar eliminado com uma rodada de antecedência.

Enquanto isso, Sampaio Corrêa e Socorrense protagonizam o duelo de desesperados. A Bolívia Querida e o Siri precisam da vitória a todo custo se almejam continuar na competição. O derrotado do duelo já estará eliminado do torneio. Em caso de empate, precisarão torcer por uma combinação de resultados bastante improvável para não morrerem abraçados. Para o Sampaio Corrêa ainda resta a esperança do STJD reverter a punição imposta, que retirou seis pontos do Tubarão.

Os Duelos:
Sampaio Corrêa X Socorrense – Castelão – Terça-feira (10) às 21h45 (Horário de Brasília)
Coruripe X Sport – Gérson Amaral – Quarta-feira (11) às 22h (Horário de Brasília)


É um dos grupos com a situação mais indefinida. Nenhuma das equipes pode se classificar de forma antecipada. O único que pode encaminhar sua definição é o Salgueiro. Em caso de vitória sobre o Piauí e de um empate entre Náutico e Moto Club, o Carcará do Sertão estará há apenas um ponto de assegurar a primeira colocação.

Já Náutico e Moto Club fazer um duelo que promete muita emoção. As equipes se enfrentam pela disputa da sobrevivência na Copa do Nordeste. O vencedor pode até assumir a liderança, caso o Salgueiro não bata o Piauí, enquanto o derrotado, fica próximo do adeus, já que precisará de uma combinação de resultados muito difícil na última rodada. O empate deixa os dois ainda vivos, porém, em situação muito complicada.

O Piauí é o desesperado do grupo. Em caso de resultado diferente de uma vitória estará praticamente eliminado, já que não conseguirá ser o primeiro colocado e a segunda posição ficará bem distante. A equipe estreante pode dar adeus ao torneio de forma antecipada, caso perca e ocorra uma combinação de resultados nos outros grupos.

Os Duelos:
Piauí X Salgueiro – Albertão – Quarta-feira (11) às 20h30 (Horário de Brasília)
Náutico X Moto Club – Arena Pernambuco – Quinta-feira (12) às 19h15 (Horário de Brasília)


O “Grupo da Morte”, ao contrário do que o nome possa sugerir, ainda não possui um morto sequer. Nem mesmo o lanterna Botafogo-PB, que ainda respira com muita dificuldade por aparelhos. A situação ainda está indefinida. O líder Fortaleza é o único que pode se classificar de forma antecipada. Caso vença o Belo e Ceará e River-PI fiquem no empate, o Leão do Pici garante a primeira colocação. Caso saia vencedor do duelo, mas o resultado da outra partida não seja o empate, o Tricolor pode garantir ao menos uma das possíveis três melhores campanhas de segundo colocado.

Já Ceará e River-PI fazer um duelo que promete muita disposição. O vencedor pode até assumir a liderança, caso o Fortaleza não bata o Botafogo-PB. No caso do Ceará pode inclusive garantir uma das três melhores campanhas de segundo colocado. O Vozão não estará eliminado em caso de derrota, diferentemente do River-PI. O Galo Carijó pode dar adeus a competição se perder e o Botafogo-PB não superar o Fortaleza.

O Botafogo-PB é o semi-morto do grupo da morte. O Belo precisa vencer o Fortaleza e torcer por um empate entre Ceará e River-PB. Qualquer resultado diferente elimina a equipe paraibana, com uma rodada de antecedência. Inclusive, o Botafogo-PB pode entrar em campo já eliminado, porque sua partida acontece depois do duelo entre o Vozão e o Galo Carijó.

Os Duelos:
Ceará X River-PI – Arena Castelão – Terça-feira (10) às 19h15 (Horário de Brasília)
Botafogo-PB X Fortaleza – Almeidão – Quarta-feira (11) às 22h (Horário de Brasília)


O cenário está bastante tranquilo para o líder Bahia. Caso vença o CRB, o Tricolor não só garante a liderança e a classificação, como deixa encaminhada a melhor campanha da fase de grupos. O Esquadrão também se classifica com uma rodada de antecedência com um empate. Em caso de derrota permanece com a liderança e ao menos uma possível classificação com um dos melhores segundos colocados estará encaminhada.

O CRB precisa da vitória. A derrota para o Campinense embolou a situação do grupo. Mas, caso derrote o Bahia e a Raposa não vença, o Galo da Pajuçara encosta na briga pela liderança e encaminha ao menos, uma possível classificação como um dos três melhores segundos colocados do torneio. Se empatar ou for derrotado ainda não estará eliminado, mas terá que torcer por uma combinação de resultados.

Já o Campinense vive uma situação parecida. Sem poder garantir a classificação, uma vitória poderá melhorar o cenário. Porém, uma derrota pode significar a eliminação antecipada. Se o resultado for negativo, a Raposa dependerá de uma combinação de resultados para se manter viva.

Enquanto isso, o Globo FC. praticamente se despede da competição. Qualquer resultado que não for a vitória, elimina a Águia. E mesmo assim, se vencer dependerá de uma combinação de resultados para não estar eliminada antecipadamente.

Os Duelos:
Bahia X CRB – Arena Fonte Nova – Quinta-feira (12) às 21h45 (Horário de Brasília)
Globo FC. X Campinense – Barretão – Quinta-feira (12) às 21h45 (Horário de Brasília)

http://esporteinterativo.com.br/
Postar um comentário